Informativo 01 2024
Julho 2024
PNQAI News
A Qualidade do Ar Interior foi tema de um debate realizado na Câmara Municipal de São Paulo, em 21 de junho, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB) em parceria com o PNQAI – Plano Nacional da Qualidade do Ar de Interiores, representado no debate pelo seu presidente Paulo Vinícius Jubilat. O tema central do encontro foi a proposta de um substitutivo ao Projeto de Lei 110 / 2012, de autoria do ex-vereador, e agora secretário de mudanças climáticas, Gilberto Natalini (PV), que instituía mecanismos para garantir a qualidade do ar dos ambientes interiores (ar condicionado) no município de São Paulo. A iniciativa do vereador Eliseu Gabriel é ampliar o PL diante do Plano Nacional do Ar Interior. “Em alguns ambientes, o ar interior possui muito mais poluentes do que o ar externo”, argumenta.
A discussão girou entre impactos e danos e contou também com as presenças de Guilherme Gomes, coordenador do comitê de tapetes, carpetes e capachos da ABIT, além de representantes da Secretaria do Clima, Secretaria da Saúde (COVISA), Secretaria de Educação, do Green Building Council – GBC Brasil, CREA-SP, SC, BA, entre outros.
O vereador Natalini, que também é ambientalista, foi nomeado Embaixador da QAI, traz essa preocupação já há algum tempo. “Todo mundo se preocupa com o ar externo, que já matou sete milhões de pessoas no mundo, no entanto ninguém se preocupa com a qualidade do ar interior. Se conseguirmos ampliar o meu projeto, São Paulo será a cidade pioneira neste tema, que é muito importante para a saúde e o meio ambiente”, avalia.
Por sua vez, Paulo Jubilat, do PNQAI, defende: “esse seminário foi muito importante porque cria um elo com o setor público, no intuito de regular [este assunto] para educar”. E complementa: “se você respira, esse assunto lhe interessa”. Junto com Jubilut estiveram o vice-presidente do PNQAI, Osny do Amaral Filho; o secretário do PNQAI, Fábio Breviglieri; e o presidente da Brasindoor, Leonardo Cozac; entre outros apoiadores.
O PNQAI, uma aliança entre organizações não governamentais, representantes da sociedade em diversas áreas do conhecimento e campos profissionais, como membros de um Plano Estruturado. O Programa se dedica à conscientização da sociedade sobre a importância da Qualidade do Ar Interno (QAI), por meio de estudos, pesquisas, projetos e ações estratégicas. Possui como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população aos diversos ambientes fechados (responsáveis por abrigar pessoas em 90% do seu dia), sejam estes com fins de trabalho, estudo, hospitalar, compras, lazer ou mesmo moradia.
تعليقات