Os Impactos da Qualidade do Ar Interno” foi tema de destaque nos eventos técnicos em Belo Horizonte (MG)
- pnqai7
- Jun 3
- 5 min read

Dois importantes eventos a respeito da Qualidade do Ar Interno (QAI) aconteceram em Minas Gerais, nos dias 14 e 15 de maio. O primeiro foi o 14º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores, promovido pela ASHRAE Brasil (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers – Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado); o outro foi a 9ª ExpoQualindoor, organizado pelo DNQAI – Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interior -, da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, por meio de sua Regional Minas Gerais. Os dois eventos juntos reuniram cerca de 200 profissionais diante de uma programação intensa, com a presença de especialistas nacionais e internacionais, que se apresentaram na sede do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais), que cedeu o espaço para a realização do evento.
O Seminário foi aberto com as considerações de Fernando Lage, engenheiro, diretor da Regional Minas Gerais e anfitrião do evento. O presidente da ASHRAE Brasil, Eduardo Yamada, também se pronunciou, apresentando as atividades da entidade. Abrindo oficialmente o evento, o então presidente do Qualindoor, Arthur Aikawa, fez sua fala de abertura. Ao final do dia, passou o cargo ao novo presidente para a gestão 2025/2026, Rafael Munhoz (Vide Abaixo).
Realizado no dia 14, o Seminário da ASHRAE teve como tema central "Novos Parâmetros para a Qualidade do Ar Interior", destacando a necessidade do cumprimento das normas técnicas, como a ABNT NBR 7256, NBR 17037 e a Lei Federal 13.589/2018, que estabelece o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).
A abertura do ciclo de apresentações ficou por conta do palestrante internacional, o engenheiro e Distinguished Lecturer da ASHRAE, Fábio Clavijo, que veio da Colômbia especialmente para o evento. Em sua palestra ele trouxe o tema "Norma ASHRAE 62.1-2022: Ventilación y Calidad del Aire Interior Aceptable".
Para Eduardo Yamada, "O tema de qualidade do ar interno é de total interesse para a ASHRAE, porque tem a ver com qualidade ambiental interna. Essa discussão tem por objetivo destacar os benefícios das normativas técnicas para o setor, e que todos possam contribuir com melhores projetos", afirma.
A programação contou com palestras técnicas realizadas pelos membros da ASHRAE, que apresentaram novas tecnologias e conceitos com foco em ventilação, filtragem e renovação do ar. Entre elas: "Métodos para Cálculo da Vazão de Ar Externo: Análise Comparativa dos Novos Valores NBR 16401 x Outras Normas", por Antônio Luís de Campos Mariani (LEQAI USP); "Considerações de Projeto para Vazão e Renovação de Ar", por João Vitor Pimenta (DNPC - Abrava); "Filtragem e Classificações – Novo Paradigma" , por Edmilson Alves (Qualindoor); "TVOC e PMX como Métricas para a Gestão de QAI com Tecnologias de Tratamento", por Manoel Gameiro e Arthur Aikawa (Qualindoor); e, "Desafios da Teoria à Prática", por Marcelo Monteiro, consultor da Regional Abrava MG. Para além das palestras, houve, também, a apresentação do Selo Abrava e Brasindoor de Qualidade do Ar Interno, conduzida por Leonardo Cozac, presidente eleito do Conselho Administrativo da Abrava para a gestão 2025/2028.
Ao final de cada período, foram realizadas mesas-redondas. Pela manhã, o tema foi "Renovação do Ar – Normas e Seus Desafios", conduzida por Arthur Aikawa, com participação dos palestrantes e convidados Geraldo Magela (JAM), Marcelo Nogueira (Abrava MG) e Paulo Eduardo Lopes Barbieri (CEFET). À tarde, o tema "Combinando Diferentes Soluções na Gestão da Qualidade do Ar Interior" foi mediado por Fernando Lage, reunindo os palestrantes e convidados do período.
A Nova Gestão do Qualindoor - Ao final do primeiro dia de evento, foi realizada a cerimônia de posse da nova gestão do Qualindoor para o período 2025/2026. Assumindo a nova gestão, Rafael Munhoz e como vice Frederico Paranhos. Munhoz, engenheiro mecatrônico, é diretor de Gestão de Operações na Sicflux; e Paranhos é diretor de Serviços na Ecoquest. Para o novo presidente do Qualindoor, “Foi um ótimo evento, dois dias de intenso debate técnico com envolvimento de diversas áreas, ampliando e aprofundando o debate sobre a Qualidade do Ar Interno em âmbito nacional”. Obre a nova gestão, ele acrescenta: “Serão dois anos de trabalho em prol a QAI”, afirma Munhoz.
9ª ExpoQualindoor - O segundo dia de evento foi marcado pela realização da 9ª ExpoQualindoor, com o tema "Os Desafios da Gestão da Qualidade do Ar em Ambientes Críticos como Hospitais e Espaços de Grande Circulação, com Foco nas NBRs 7256 e 17037". O objetivo da palestra foi mostrar os desafios enfrentados na gestão da qualidade do ar em ambientes críticos, promovendo troca de informações, networking, além da apresentação de inovações tecnológicas por empresas patrocinadoras do setor. "A ExpoQualindoor reafirma a importância de uma abordagem técnica, contínua e integrada para a gestão da qualidade do ar em ambientes críticos. Compartilhar os avanços científicos e os resultados de tecnologias como a desinfecção ativa contínua é fundamental para apoiar hospitais, gestores e profissionais da área na prevenção de infecções e na criação de ambientes mais seguros para pacientes e equipes de saúde", destaca Frederico Paranhos, vice-presidente eleito do Qualindoor.
A programação contou ainda com sete palestras, sendo:
“HVAC y Enfermidades Infeccionsas Transmitidas por el Aire – Soluciones y Tendencias", por Fábio Clavijo (Ashrae Colômbia);
"Desafios da Ventilação Hospitalar – Várias Obras em uma Só", por Matheus Sampaio (Sicflux);
"Sistemas de Tratamento de Ar Eficientes: Uma Análise das Tendências e Aplicações dos Equipamentos para Áreas Limpas", por Robert Willy Maier (Trox);
"Qualidade do Ar Interior com DNA Daikin: Soluções que Inspiram o Futuro", por Gustavo Santos (Daikin);
"Redução de Infecções Hospitalares em UTis: Uma Nova Abordagem Contínua e Inovadora", por Frederico Paranhos (Ecoquest);
Sistema Complementar para Tratamento do Ar Interno¨, por Renan Vieira (Gree). Com destaque para a palestra da Dra. Silvana de Barros Ricardo que abordou o tema "Papel do Controle de Infecção Hospitalar na QAI".
A exemplo do evento do dia anterior, ao final de cada período foi realizada uma mesa-redonda, pela manhã o tema foi: "Planejando Ambientes de Saúde com Qualidade do Ar Interior", mediada por Marcelo Munhoz, past-president do Qualindoor, e atual vice-presidente eleito para a gestão 2025/2028 da Abrava. O debate contou com os palestrantes da manhã e os convidados. À tarde, a mesa-redonda abordou o tema" Operando Ambientes de Saúde com Qualidade do Ar Interno", mediada por Matheus Sampaio, com a participação dos palestrantes do período, Geraldo Majela e Eduardo Yamada
A mediação do evento ficou por conta de Tacyo Pantoja, chair do CTTC da ASHRAE Brasil. O evento contou ainda com o apoio institucional local de entidades como ABECLIN, AEST, CAU, CEFET, CREA, Mater Dei, SEBRAE e SENAI, além de, outras parcerias nacionais, como ASBRAV, Brasindoor e PNQAI (Plano Nacional da Qualidade do Ar Interior).
Comments